quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nossa Casa da Poesia: Entrevista com a Poeta LEEK STEFFENS


21/10/2009
MEUS  AMIGOS LEITORES, APRECIADORES DA MINHA POESIA, VISITANTES DA MINHA PAG.PARTILHO COM VCS O PRAZER DESTE POST.
TIVE O PARAZER DE SER A CONVIDADA NA SEMANA DO POETA, PARA A  ENTREVISTA NO SITE: A CASA DA POESIA.
DEIXO UM POUCO DE MIM,AGRADEÇO O CARINHO E A COMPREENSÃO DE TODOS, DEIXEM SEUS COMENTARIOS...
"POETAS SÃO COMO PLANTINHAS, SE REGADAS DEVIDAMENTE, FLORESCEM A CADA TEMPORADA"  LEEK STEFFENS





Entrevista com a Poeta LEEK STEFFENS
Nesta semana entrevistamos a Poeta Leek Steffens, recém chegada a este meio virtual literário.
Vamos às respostas da nossa amiga da Casa da Poesia. Se você quiser ler suas obras, visite seu Blog na Casa da Poesia ou o seu Blog pessoal.

01 – Como surgiu seu pseudônimo?


Leek: Rsrrsrs.... Acho que foi a maneira carinhosa que meu esposo encontrou, para me chamar depois de acabar um namoro com uma ex, Eliane, e conhecer justamente a “Liane”, eu (aliás eu ñ gostava nenhum um pouco de ouvir a pronúncia do nome Eliane).


Adorei o som da pronúncia “Li”, não gostava do modo simples de escrever, como tenho costume de enfeitar e colorir tudo, meu apelido foi uma das minhas primeiras artes, um dia fui criar um email para mim, e aquela mensagem “Lee....já existe, use outro....”me perseguia, resolvi por meu apelido e um k de (kunz, e Steffens sobrenome materno).Gostei tanto do som e da maneira de escrever que aderi a ele, hoje ele é umas das minhas características marcantes no meu poetar ficou Leek steffens , LEEK = alho porró, aroma e sabor indescritível na culinária.


Assim como eu...


02 – Em percentual, quanto você atribui a Leek poeta, mãe, empresária, amiga e esposa ?


Leek: Em meu poetar precoce, tem muito do meu “eu”, não atribuo porcentagens,mas sim, uma mistura da leek poeta sonhadora, a menina sonhadora criada em fazenda, livre como um passarinho, com a mãe apaixonada, porém exigente a amiga para todas as horas , a esposa fantasiosa e solitária....quem nem sempre fala e descreve desejos e sonhos pessoais, em minha obra sou inteira, porém dividida.
A empresária... Essa ainda modifica a ordem da pergunta! A mãe, a empresária, esposa, amiga e a poeta.( a poeta,essas fica com a as sobras do tempo! Transforma-os em versos e lança ao vento).


03 – No seu blog, as ilustrações dos poemas são sempre muito coloridas e enfeitadas. De que forma as cores e enfeites influenciam na vida do ser humano no dia-a-dia?


Leek: kkkkkk, só me falta um fusca (volkswagem) verde limão e uma jaqueta laranja fosforescente.....para armar a lona do meu circo.(risos). Realmente, a cores, os coloridos enfeitam meu viver, sou uma fotógrafa por paixão... O auto visual agrada, a 1º impressão me atraí, talvez já tenha virado vício... (mas apenas me faz bem). Adoro fotografar a natureza, as flores, a vida ao ar livre, o sol... Meus filhos....Eu...E carrego tudo para meus programas de montagens e invento, minha arte está em todos os meus escritos.
04- Como a poesia surgiu em sua vida?


Leek: Ela não surgiu, ela arrebatou-me como um vulcão em erupção. Sempre fui uma ótima leitora...Viajo pela net, blogs e sites de poesia a anos, Talvez seja uma maneira educada minha, sempre valorizo o trabalho alheio, procuro deixar um comentário, em tom de poesia ou rimar naquilo que me chama atenção, ou, porque marcou, ou porque gostei do que li, (principalmente em versos e poesias curtas) e com eles, enfeito minha arte . Acho que foi numa dessas viagens virtuais que conheci a poesia de Clau Assi, A maneira d’ela escrever me encantou... Poucas palavras, porém intensas, sublime interpretação do verbo versejar
E como uma fada ela retribui, convidando-me para participar da comunidade dela no Orkut (a poesia de Clau Assi), até aquele momento nunca havia publicado nenhum escrito pessoal da minha autoria, confesso que a idéia dela, de usar a imagem e unir a poesia foi o impulso que me fez prosseguir.
Também a amiga Sigrid Spolzino, Sempre me inspirou e incentivou.Hoje já posso dizer...O poeta fulano de tal... Elogiou minha poesia...




05 – Enquanto poeta você se auto-intitula “aprendiz de sonhador”. Como se faz esse aprendizado?


Leek: Sim... Sou Eterna aprendiz de sonhador... Sonhos em que sonho acordada, em versos transcrevo no virtual, não sou poetiza, apenas aprendiz. Pois sonhos dormindo não consigo dominar.
Procuro descrever sentimentos, meus e alheios, observações. O dia-dia.
Quando ando muito ocupada, não consigo me expressar, nos meus rabiscos e anotações da mesa do escritório, em cada cantinho tem uma frase, versinho, rima, assim vou juntando tudo e deixo para os finais de semana, prefiro escrever sempre ha noite,sozinha,direto Word.


06 – Existem diferenças entre a poesia virtual e a poesia impressa?


lEEK:Não sei exatamente a onde está a diferença. Quando leio um livro de um (a) poeta, toda vez que uma poesia me ‘toca’, ou consigo me imaginar nela, lá vou eu, na biografia do autor e procuro a imagem visual do mesmo, com isso transporto-me, sinto um prazer enorme naquilo que estou lendo, isso faz que com vários poetas estejam entre meus favoritos e trago eles comigo. Assim como tenho alguns poetas virtuais que idolatro.... Nem por isso foi preciso comprar a obra dos mesmos.


07- A sua empresa presta serviços na área de transportes aéreos. O que te inspira mais: o céu ou a terra?


Leek: A terra com certeza. Tenho meus pés no chão. O céu, mesmo voando nas alturas, não permite que eu atinja no seu íntimo, as aeronaves podem me elevar até nuvens, mas a emoção do pouso, tocar o solo ainda é a melhor inspiração. Claro que a sensação de dominar o medo. Voar eleva meu ego, sinto-me livre, Leve e solta.


08- Que pergunta acrescentaria a essa entrevista? Como a responderia.


Porque o Brasileiro não tem o hábito da leitura?


Leek:Por ñ ter o incentivo a leitura, talvez na infância, nos primeiros anos escolares. Ou talvez, falta de incentivo a leitura por parte dos pais (família). A facilidade virtual e digital, filmes vem dublados, noticias em vídeos...
Hoje em dia tiramos tudo pronto da internet (estudantes fazem trabalhos escolares espetaculares, porém não sabem, nem lembra o assunto abortado dois dias depois da entrega dos mesmos).
Talvez os custos elevados, nem todos podem comprar,


09 – Descreva-se numa frase.


Leek: Agora vagueio, sou fumaça no espaço, meu destino me guia a sorte.


JOGO RÁPIDO:
Filhos – Meus alicerces...
Amor- Sentimento maior
Poesia- A alma expressando desejos
Alturas- Emoção
Sonho - Esperança
Filme- Forrest gump
Música – Qualidade (romântica sempre)
Futuro- realização plena
Sexo – (fantasias, prazer e desejos a dois, não têm pudor, olhos e ouvidos entre quatro paredes
Religião – DEUS. - Eduque seus filhos para a vida!


Administração da Casa da Poesia